segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Pensando em Responsabilidade Social





          "Penso logo existo".         Poderíamos afirmar isto hoje? Todo ser pensante que habita o nosso planeta Terra existe realmente?  Ou simplesmente habitante de um mundo desigual, onde só se pensa em si, ou nos meus.
      Compreender o incompreendido,  o porque da miséria, como surge estas diferenças sociais, são pensamento que deve se induzir a cada individuo, em cada criança deste planeta.
     Vamos valorizar o futuro, as gerações de nossos filhos e netos, que têm o direito de esperar o mundo que lhes deixarmos. Ter uma consciência de nossa responsabilidade social, por conta de se viver uma era de avanços científicos e tecnológicos, tem-se observado que nem todas as mudanças têm beneficiado a todos.
     Ter se tornou mais importante do que Ser. O mundo ficou mais competitivo. As pessoas estão mais materialistas e menos espiritualistas. É o  fenômeno da globalização  gerando muita exclusão social, fome e desemprego, desequilíbrio ambiental , corrupção, etc.  
     Por isso, não podemos deixar de afirmar: a qualidade de vida que queremos é diferente. Ela está ao alcance de todos dentro de uma lógica que respeite nossas relações com o nosso processo pessoal, os nossos semelhantes e todas as demais formas de vida do planeta.    
      Para isso é preciso que todos tomem consciência da necessidade de engajar nas lutas de políticas sociais, adquirir uma responsabilidade-social a fim de reconstruir a sociedade que aí está.
     Ser responsável social é olhar este planeta, com um olhar disperso, e vermos que somos apenas um, em uma multidão de tanto desiguais.
                                                                                         Paulo Knop - 2007
      “O mundo é capaz de prover a todos o suficiente para as suas necessidades básicas. Mas não é grande o bastante para prover os desejos de uma só mente ambiciosa”.  (Gandhi)