terça-feira, 26 de agosto de 2014

Lições de Liderança do Filme do Lincoln.

O filme lançado em 2012 traz um presidente Lincoln que conseguiu a abolição da escravatura e o fim da Guerra de Secessão nos EUA.  Mostrar um líder humano, com erros e acertos, dúvidas e incertezas. Percorre um caminho de difíceis durante o final de seu mandato, em uma época sangrenta. Em uma nação dividida pela guerra a fim de terminar a guerra, unir o país e abolir a escravidão. Com coragem moral e força para obter sucesso, suas escolhas nesse período crucial mudam o destino do país.  Seguindo regras simples, que podemos usar ate hoje, em qualquer dia ou negocio. São elas:

Nunca, nunca minta para sua equipe.
Isto é fundamental para dar confiança a sua equipe.  Uma boa conversa franca pode alcançar resultados e metas

Respeite as regras: 
Todos temos de respeitar as normas, tanto pessoais como de segurança. Respeitar uns aos outros, assim podemos confiar e formar uma equipe e atingir as metas definidas

Cuidado para não virar um ditador: 
Ouvir os outros membros da equipe.  Escolher de maneira que seja bom para todos, não apenas para se ou para alguns.  O líder não pode ficar em cima do muro.  Tem que escolher um lado que seja bom para todos.

Tenha visão e comprometa-se:
Ser comprometido com o que foi definido. Estar comprometido com as questões de seu tempo sabia cultivar relacionamento e bom humor com todos.  Sem descuidar das metas. 
“Dentro das organizações, esses são os líderes mais valiosos.”

Delegue: 
Esta é a parte mais difícil.  Confiar deixar espaço para sua equipe. Mostra confiança isso oferece segurança a todos, ate os menos experientes da equipe.

Oriente. Sempre:
Reunir frequentemente, dialogar com a equipe, de melhorar os processos e averiguar resultados alcançados e mostrar o caminho para atingir a meta.

Compartilhe o poder: 
Não tenho medo de compartilhar conhecimento. Essa é a única coisa que as pessoas não poderão roubar, pois ninguém nunca sabe igual, mesmo que saiba a mesma coisa.

Recheie seu discurso com empatia:  
Se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende  grande parte do poder de oratória de Lincoln está no fato dele conseguir mapear o interlocutor e, por meio de suas histórias.

Foque na solução:
Gastar energia para solucionar os problemas. Não fique delegando ou procurando Solução improvisada para solucionar um problema, ou  paliativo diante de uma emergência.
Em vez de se sentir paralisado pelas dificuldades, o ex-presidente gastava sua energia encontrando soluções para cada uma dessas questões.

Cuide do seu equilíbrio emocional:
A primeira reação de qualquer ser humano frente a uma crítica ou a ser questionado, é sentir raiva. Quando você tem uma visão muito firme, o primeiro impulso é querer impor. Perceber entrar no mundo das pessoas e entender como elas pensavam, assim conseguira sua adesão. Muitas vezes queremos impor nossas ideias sem ouvir dos outros, pecamos pela falta de paciência com os outros, ou desse equilíbrio emociona.

Vença sua batalha interna: 
Administrar divergências, conquistar confiança, convencer a equipe, sobre suas ideias e ainda lidar com os dramas familiares,  definitivamente, não é para os fracos. Todo líder passa por esse dilema. Os líderes conseguem gerenciar todas essas questões ao mesmo tempo, sem transmitir insegurança.

Tenha a coragem de mudar de ideia:
Não há mal nenhum em mudar de opinião. Contanto que seja para melhor. Mudar de opinião, corrigir seus erros, aceitar as opiniões de quem te corrige é um comportamento normal, não se pode envergonhar de raciocinar e aprender.
“Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar.” Blaise Pascal

Não seja ingênuo: 
 É extremamente perigoso ser ingênuo. Devemos buscar sempre a pureza de pensamentos, sentimentos e atitudes, mas não devemos ser ingênuos. No mundo encontramos de tudo, até pessoas boas, mas elas não são, necessariamente, a maioria em nosso caminho. Mantenha os olhos abertos, especialmente para a possibilidade de pessoas opressoras e manipuladoras  de maneira deliberada, minam a autoestima.  Mesmo o mais querido líder das corporações nunca será uma unanimidade. Há sempre o risco da demissão ou de ser colocado de lado. É um jogo, no qual é preciso medir as consequências.

Frases de Abraham Lincoln: 
Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”.


“Podeis enganar toda a gente durante certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente”.