segunda-feira, 23 de abril de 2018

Reflexões I - Fé infantil e Fé adulta

A fé infantil não é aquela de uma criança. Uma criança crer nos pais, tem confiança nos seus pais. Sabe que irão lhe proteger, alimenta-la, lhe darão amor segurança dia e noite, e quando precisar estarão com ele. Ela os ama e confia plenamente neles, porque sabe que é amada por eles e estarão ali sempre que precisar lhe protegendo e amando-a. Esta criança crer, e tem fé nos pais.
 Mas a fé infantil é outro tipo de fé. Uma fé substancial precisa de substantivos, de bens materiais para crer. Se eu lhe der isto, terei aquilo. Rezarei, farei isto, não farei aquilo e alcançarei meus objetivos. Se meu time for campeão vou rezar sete dias e sete noites. Vou fazer novena e beber agua benta e Deus vai me dar um carro. Se eu for na missa todos os domingos irei para o céu, se eu ajudar os pobres serei ajudado quando precisar. Pobres de espíritos não entendem o que é ter fé. Não creem, não cofiam no Pai (Abba). Fé ... Não é uma aposta se eu te der tanto, receberei em dobro, se não, nada feito.
 Compreender e termos “uma fé adulta”. Aquela que nasce em si, sem precisar de comprovação. Se entrega inteiro a razão. Acreditar, crer Nele, confiar por inteiro noite e dia sem perder a esperança sem pedir nada em troca apenas confiar.  Um salto no escuro em um abismo profundo misterioso. Creio em Ti entrego-me a Ti.  A minha a minha vida as minhas esperanças.
A palavra Fé é ter fidelidade a Deus.  Silenciar-se com Ele.

Paulo Knop <>< 2018