quarta-feira, 31 de julho de 2013

Liturgia da Palavra: Evangelho de S. Lucas 11. 1-13

Pai.
Não o Juiz, nem o Soberano, nem Rei, nem Autoridade ... mas ABBÁ, meu Papai ...
Santificado seja teu nome.
Só Deus é santo. Ele é a fonte da santidade. Seu nome já é santo por essência dele. Mas como o santificamos? Cada vez que eu faço o bem, santifico o nome de Deu.
Na partilha, no perdão, na solidariedade, na disponibilidade para com o irmão, no serviço fraterno, na ajuda a quem que seja, na misericórdia, na acolhida e na hospitalidade, na luta diária pelos valores do Evangelho e no trabalho contínuo e amoroso pela dignidade de todas as pessoas.  
O nome de Deus é santificado toda vez que o faço o meu irmão e a minha mais serem melhores e mais felizes.
• Venha o teu Reino.
O Reino de Jesus que está neste mundo, mas não é deste mundo.
O Reino que se constrói no dia a dia, pedra a pedra, passo a passo, com os pequenos gestos seus de cada dia.
O Reino que não é ouro nem prata, nem riquezas materiais nem prazeres temporais, nem poder nem violência ... mas é vida plena pra TODOS. 
O Reino que é casa e comida, roupa e saúde, educação e trabalho, lazer e descanso, para todos sem exceção, porque TODOS são filhos do mesmo Pai: Deus!
O Reino de Jesus que é justiça e paz, fraternidade e amor, alegria e felicidade ...
Seja feita tua vontade.
A vontade de Deus, a vontade do Pai...que todos, homens e mulheres, se salvem. tenham vida plena e abundante. Que todos se sintam irmãos e irmanados pela mesma fé e pelo mesmo amor.
Atua vontade Senhor: que todos sejam felizes, numa felicidade que vêm de Vós...
• Dar-nos o pão de cada dia.
O pão que precisamos para viver, para viver uma vida digna e plena. O pão do corpo e o pão do espírito. O pão da Eucaristia e o pão do feijão e arroz de cada dia. O Pão sagrado de teu Corpo Santo e o pão do emprego, da saúde, da educação, da moradia. O Pão que alimenta nossas forças para o caminho desta vida e vai nos preparando para a outra vida. 
E ao dar-nos o pão, dai-nos também a força e a sabedoria para saber reparti-lo. Dai-nos o discernimento para saber partilhá-lo. Senta todos os irmãs e irmãs na nossa mesa e faz que juntos comamos o pão da fraternidade e do amor. Cuida de quem fome e ajuda-nos a trabalhar sem desanimar para que nunca exista no mundo todo, uma mesa sem pão.

Perdoa nossas ofensas como nós perdoamos.
Perdoa-nos uma e outra vez, porque somos pecadores. Perdoa tudo aquilo que dentro de nós e na nossa vida; desvaloriza nossa dignidade e nos afastado irmão. Perdoa e ensina-nos a perdoar, a todos, sem diferenças nem exclusividades, com um coração generoso e amigo.
Que a porta de nosso coração esteja sempre escancarada para qualquer irmão e irmã, a nossa mão sente estendida, os nossos braços sempre abertos e que nunca deixemos a vingança, o rancor, o ódio, a desforra ... tomar conta de nós.
Nos deixes cairmos em tentação. 
Há tantas tentações Senhor! O mundo com todos seus atrativos nos chama, nos convida, quer nos persuadir a viver como ele quer: e assim surgem as tentações de cada dia: a tentação da mentira, da infidelidade, da violência, do egoísmo, do orgulho, dos prazeres mundanos, da acumulação, do fechamento e do individualismo, do desinteresse e da preguiça, de querer mais e mais' e só para nós, de fechar-nos ao outro. A tentação de desistir, de ir por nossa conta, de pensar que Tu Senhor não existes e de viver realmente como se Tu Senhor não existisses ... Não deixes Senhor que a tentação me vença, me derrube e me domine.
• Livra-nos do mal.
De todos os tipos de mal. De tudo que diminui a pessoa humana, rebaixa sua dignidade, humilha sua pessoa. Do mal Senhor que surge do coração e do mal que quer entrar no coração. Do mal Senhor que ronda ao meu redor como um leão a rugir querendo me devorar ... livra-me Senhor do mal para que seja arauto do bem ... ajuda-me a Senhor a vencer o mal com o bem. AMEM.